Dia Mundial da Saúde: bem-estar começa pela boca

Dia Mundial da Saúde é celebrado no próximo sábado, 7 de abril, e reforça a importância da Saúde Bucal como peça fundamental no correto funcionamento do organismo. “Nosso corpo funciona como uma orquestra, em que cada órgão cumpre o papel de um instrumento. Se um deles desafina, todo o trabalho pode ser comprometido”, reflete Agda Rios Oliva, pós-graduada em Terapêutica Odontológica e Mestre em Clínicas Odontológicas. Segundo ela, são inúmeras as pesquisas que comprovam a ligação entre a falta de cuidados com a dentição e doenças em todos os órgãos do corpo humano, como diabetes, patologias cardiovasculares, renais, cerebrais e até respiratórias.

“Quando a saúde bucal não está em harmonia, as bactérias e os fungos naturais da região podem se proliferar e atingir outros órgãos”, revela MarcosOliva, Doutor em Biotecnologia e Mestre em Cirurgia Buco Maxilo Facial. De acordo com ele, cuidar dos dentes vai muito além de uma questão estética, principalmente se forem levados em conta dados da American Dental Association (ADA), que revelam que problemas bucais, como doença crônica gengival (periodontite), podem acarretar até mesmo problemas no coração e nos pulmões.

“Diversas doenças sistêmicas, que são aquelas que, como o nome diz, podem afetar uma série de órgãos ou tecidos de vez, podem ter origem em infecções orais”, destaca Eduardo Oliva, Especialista de Prótese e Implantes Dentários. Ele cita, entre essas doenças, a endocardite bacteriana, que é uma grave infecção das válvulas cardíacas, causada por uma bactéria que pode ser proveniente da falta de cuidados com a higiene bucal.

Precisa de nossa ajuda? Entre em contato. Clique aqui